Controlo da Qualidade em obras de construção, de reparação ou reforço estrutural
O controlo da qualidade em obra consiste em dois tipos de tarefas:
a) Verificação da conformidade das operações realizadas em obra com o disposto nos procedimentos de execução aplicáveis e observação dos pontos de controlo definidos.
b) Realização de I&E in situ de controlo da qualidade, recolha e análise dos respectivos resultados e recolha de amostras para posterior ensaio em laboratório.
Quanto à alínea a), caberá ao técnico responsável pela obra conhecer em pormenor as técnicas a aplicar em obra, sumarizadas nos respectivos procedimentos escritos, e zelar pela sua correcta execução.
No que se refere às I&E a efectuar no âmbito da alínea b), são definidas, no Plano da Qualidade (PQ) de cada obra. As tarefas incluídas nesta alínea serão, na generalidade, cometidas a empresas seleccionadas para o efeito, conforme adiante se descreve. Algumas tarefas mais simples e directas poderão ficar a cargo de técnicos da empresa para isso qualificados.
Relativamente à recolha de amostras, a instrução de I&E especificará, para cada caso, quais os parâmetros geométricos da amostra, as que são necessárias, a frequência da amostragem e as condições de acondicionamento.
No PQ são identificados os locais das I&E, as actividades abrangidas, a dimensão das amostras a inspeccionar ou ensaiar, as normas e especificações a respeitar, os responsáveis pela execução e o equipamento necessário.
Por forma a assegurar que os materiais sejam manuseados, preparados e aplicados de forma correcta, permitindo os melhores resultados na sua utilização e a consecução dos objectivos da intervenção, deverão ser executadas actividades de I&E na recepção, durante e após a sua aplicação.