Reabilitação energética de Edifícios

 
 
 
 
 
 


A construção é um dos sectores da economia com grande impacto negativo sobre o ambiente. No entanto, se é grande o impacto da construção de edifícios, é maior ainda o impacto durante a sua exploração ou utilização ao longo dos anos, sobretudo em termos do consumo de energia.

Actualmente a parcela da energia consumida nos edifícios (30% da energia final) é muito significativa e apresenta um rápido crescimento, devido ao aumento das exigências de conforto por parte dos utentes.

É, portanto, indispensável e urgente a redução dos impactos ambientais negativos associados à utilização dos edifícios existentes. Daí a necessidade de promover a gestão racional da energia nestes edifícios, gerando benefícios que se podem repercutir, em sentido lato, a nível global e nacional e, em sentido restrito, a nível do utente e do consumidor.

 A Directiva 2002/91/CE (Directiva comunitária sobre o desempenho energético de edifícios), o SCE (Sistema de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior), o RCCTE (Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios), e o RSECE (Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização nos Edifícios) contém já um conjunto de disposições nesse sentido, que abrangem os edifícios existentes.

Tendo em vista responder à presente situação, a Oz disponibiliza um novo serviço de Inspecção, Diagnóstico e Projecto no âmbito da reabilitação energética de edifícios.

A reabilitação energética de edifícios existentes que tem por objectivo melhorar a qualidade térmica e racionalizar a gestão da energia, de modo a conferir a esses edifícios uma eficiência energética idêntica à de edifícios novos para o mesmo fim.

São várias as medidas concretas para conseguir a eficiência energética de um edifício existente. As principais são:




A hierarquização destas medidas e, por consequência, a estratégia da intervenção com vista à reabilitação energética de um edifício existente variam de caso para caso e devem resultar de análises custo/benefício. A definição e implementação da estratégia de intervenção deve, portanto, obedecer a uma metodologia clara, que assegure os resultados pretendidos.

Os serviços de reabilitação energética disponibilizados pela Oz destinam-se a entidades proprietárias de edifícios residenciais (moradias, prédios, condomínios, bairros sociais (autarquias)), edifícios de serviços (escritórios, lojas, centros comerciais, etc.) que tenham interesse na valorização dos seus imóveis, através da melhoria do conforto térmico, da economia de energia e, consequentemente, da melhoria das condições de exploração dos edifícios.

 

 

BROCHURA:                                                                                  

 







 
 Reabilitação Energética de Edifícios

download pdf

 

 

 
COMUNICAÇÕES:  
   


Reabilitação Energética dos Edifícios: Porquê?
, Vítor Cóias e Susana Fernandes, Fórum da Energia - O futuro da energia, as energias do futuro – Sessão 4 – Gestão da Energia nos Edifícios – 22 de Novembro de 2007.

download pdf

   



Reabilitação Energética nos Edifícios Existentes
, Vítor Cóias e Susana Fernandes, Câmara Municipal de Beja - Seminário: A Eficiência Energética nos Edifícios – 26 de Março de 2008.

download pdf

 

 

 
ARTIGO TÉCNICO:  
   








Reabilitação Energética dos Edifícios,
Vítor Cóias e Susana Fernandes, Pedra & Cal n.º 34, Abr/Mai/Jun 2007.

download pdf 

   
EM DESTAQUE | CONTACTOS | MAPA DO SITE | FICHA TÉCNICA