Gestão da Qualidade
No contexto da inspecção e ensaios em edifícios, Qualidade significa o fornecimento de serviços adequados ao fim em vista, de acordo com as especificações, a um preço razoável e no prazo acordado.
O planeamento e execução de inspecções e ensaios em edifícios são actividades complexas, que não podem ser executados satisfatoriamente sem a cobertura de uma política de qualidade bem definida.
Para atingir os objectivos referentes à qualidade, de um modo consistente, a Oz possui um sistema de gestão de qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015, certificado no âmbito do levantamento de estruturas e funções e diagnóstico das suas anomalias, utilizando métodos não destrutivos, e realização de projetos de reabilitação . A gestão da qualidade da inspecção e ensaios, apoia-se particularmente, na existência de:
- Um departamento técnico especializado, de pessoal adequadamente treinado, com perfil e formação apropriados, em todos os níveis da hierarquia da empresa, e de uma definição clara das responsabilidades e da autoridade;
- Uma definição clara dos objectivos de cada caso particular e de um plano de qualidade;
- Uma selecção adequada das técnicas a serem utilizadas;
- Uma rastreabilidade dos serviços fornecidos (o que foi feito, como, por quem, quando, onde e porquê);
- Uma execução do trabalho sob condições controladas;
- Um adequado controlo dos equipamentos de inspecção e ensaios e da implementação de planos de calibração;
- Um controlo das não conformidades, incluindo reclamações, e a implementação das acções correctivas daí resultantes;
- Um registo de todas as informações relevantes para a qualidade e adequado controlo dos documentos e dados;
- Uma revisão periódica e avaliação das condições e eficácia do sistema de qualidade;
- Um acompanhamento de cada projecto após a sua conclusão e o controlo da sua concepção.