REABILITAÇÃO SÍSMICA DOS EDIFÍCIOS
Seminário
2 de Outubro de 2009
Auditório José Silvestre do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, no Campus da Penha – Faro
O Grupo STAP em parceria com o GECoRPA, o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e a empresa Netos Construtores, realizou no passado dia 2 de Outubro, na Universidade do Algarve, um seminário sobre REABILITAÇÃO SÍSMICA DOS EDIFÍCIOS.
A sessão de abertura do evento foi presidida pelo Reitor da Universidade do Algarve, Prof. João Guerreiro. Foram oradores o Eng.º Alfredo Campos Costa (LNEC), o Eng.º Luís Guerreiro (IST), o Dr. António Jaime Martins (ATMJ – Sociedade de Advogados, RL), o Eng.º Vítor Cóias (Grupo Stap) e o Eng. José Paulo Costa (Stap). No debate e sessão de encerramento, o seminário contou, ainda, com a presença do Prof. Carlos Martins da Universidade do Algarve.
Alfredo Campos Costa, investigador principal do LNEC, com a exposição do tema "Risco sísmico no Algarve; vulnerabilidade e fragilidade sísmica dos edifícios", descreveu os danos observados em edifícios, resultantes do sismo de Abruzzo em Itália, a 6 de Abril de 2009, como forma de ensinamento para o Algarve e respectivo estudo de Risco Sísmico desta região, através da análise da perigosidade sísmica, da classificação do parque edificado e sua vulnerabilidade e fragilidade sísmica, entre outros aspectos.
Luís Guerreiro, professor associado do IST, focou a sua comunicação, "Estratégias para melhoria do comportamento sísmico de edifícios", nos sistemas de protecção sísmica passiva: isolamento de base; dissipadores de energia; e ligas com memória de forma (SMA "Shape memory alloys").
Outro dos temas abordados no seminário foi "Os procedimentos para a contratação de trabalhos de reabilitação sísmica", onde António Jaime Martins, Advogado da ATMJ – Sociedade de Advogados, RL, focou os procedimentos necessários para a contratação de trabalhos de reabilitação sísmica, o ajuste directo e o concurso limitado por prévia qualificação, de acordo com a actual regulamentação.
No que diz respeito às "Metodologias e tecnologias da reabilitação sísmica dos edifícios", Vítor Cóias, gerente do Grupo Stap, falou dos objectivos no domínio da reabilitação sísmica e dos protocolos de cooperação com diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, como o LNEC e o IST, que o Grupo estabeleceu nesse sentido. Defendeu uma abordagem integrada, com recurso a empresas e recursos humanos adequadamente qualificados. Para dar continuidade à apresentação do tema, José Paulo Costa, administrador da delegação Sul da Stap, apresentou exemplos de intervenção de reabilitação sísmica em edifícios recentes e antigos.
Com cerca de 140 participantes, o evento enquadra-se na preocupação que começa a surgir na sociedade, em geral, e nos responsáveis pela gestão dos edifícios, em particular, pelo facto de grande parte desses edifícios não estar dotada de capacidade resistente suficiente para suportar um abalo sísmico intenso. Procurou demonstrar-se que as intervenções de reabilitação desses edifícios não devem cingir-se aos aspectos estéticos ou de conforto e habitabilidade, mas devem envolver, também, os aspectos estruturais, e que os edifícios podem ser objecto de intervenções para melhoria do comportamento sísmico, que possibilitam, com elevada fiabilidade, a prevenção de danos severos e a limitação dos prejuízos.
PROGRAMA
08:30 – 09:00
Recepção dos participantes
09:00 – 09:30
Boas vindas e enquadramento
Prof. João Guerreiro – Reitor da UAlg
09:30 – 10:15 Risco sísmico no Algarve.
Diagnóstico da vulnerabilidade dos edifícios existentes.
Eng.º Alfredo Campos Costa – LNEC
10:15 – 11:00
Estratégias para melhoria do comportamento sísmico dos edifícios.
Eng.º Luís Guerreiro - IST
11:00 – 11:30
Pausa para café
11:30 – 12:00
Os procedimentos para contratação de trabalhos de reabilitação sísmica:
- o ajuste directo;
- o concurso limitado por prévia qualificação
Dr. António Jaime Martins – ATMJ – Sociedade de Advogados, RL
12:00 – 12:30
Reabilitação sísmica de edifícios – Metodologia e tecnologia.
Eng.º Vítor Cóias – Grupo Stap
Eng.º José Paulo Costa – Stap
12:30 – 13:00
Debate
Moderador: Prof. Carlos Martins - UAlg
13:00
Encerramento
|